top of page

Entenda o que é Green Building e quais são os seus principais conceitos

Atualizado: 20 de jan de 2023


O que é Green Building?


Green Building (também conhecido como construção verde ou edifício sustentável) é um termo utilizado na construção civil e arquitetura que se refere às práticas aplicadas ao projeto, construção e operação de edifícios para que estes sejam eficientes e sustentáveis em termos de recursos ao longo do ciclo de vida de um edifício.


A prática do Green Building expande e complementa as preocupações clássicas existentes nos projetos de construção que dizem respeito ao custo, funcionalidade, durabilidade e conforto da edificação. A construção verde também se refere à economia de recursos, incluindo economia de energia, materiais, território, água, entre outros, durante todo o ciclo de vida da edificação, protegendo as pessoas que o ocupam e o meio ambiente, reduzindo o consumo de energia e emissão de gases do efeito estufa. Estas edificações sustentáveis proporcionam às pessoas uma vida mais saudável e confortável, com o uso consciente do espaço de forma harmônica com a natureza.


Como surgiu o Green Building?


As práticas de Green Building ganharam ampla adoção em todo o mundo nos últimos anos, uma vez que entrou em vigência em 4 de novembro de 2016 o Acordo de Paris, cujo principal objetivo é fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima e reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos decorrentes dessas mudanças. Seu compromisso fundamental é manter o aumento da temperatura média global em bem menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais e de envidar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.


Com a vigência do Acordo de Paris, as metas apresentadas pelos países signatários tornaram-se compromissos oficiais, chamados de Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC). Muitos países implementaram políticas e incentivos para encorajar a adoção de práticas de Green Building, com regulamentação e diretrizes de construção eficientes e sustentáveis para novas construções ou reformas. Além disso, existem os sistemas de certificação de sustentabilidade de edificações que visam incentivar e promover as práticas de Green Building, saúde e bem-estar, além de criar uma estrutura que permite a comparação através de benchmarking.


Nos Estados Unidos, por exemplo, o sistema de classificação LEED é o mais utilizado para avaliar e certificar edifícios sustentáveis. Esta certificação passou a ser utilizada também em outros países e, em 2021, mais de 100.000 projetos foram certificados em mais de 165 países.


Existem outros sistemas de classificação que avaliam e certificam edifícios verdes além do LEED, como por exemplo sistema de classificação Green Star e o padrão Passive House. Esses sistemas fornecem diretrizes e critérios para projetar e construir edifícios sustentáveis, e os edifícios que atendem a esses padrões são geralmente mais eficientes em termos de energia, mais saudáveis ​​e mais ecológicos do que os edifícios tradicionais.



Estratégias e Práticas de Green Building


Existem várias estratégias e práticas comumente usadas na construção sustentável, entre elas:


Eficiência energética: Utilização de sistemas e aparelhos energeticamente eficientes, bem como projetos que minimizem o uso de energia eletrica.


Conservação de água: uso de encanamentos eficientes, paisagismo com plantas nativas e a coleta de água da chuva para irrigação são alguns dos exemplos o uso eficiente da água.


Seleção consciente dos materiais: Utilização de materiais mais ecológicos e sustentáveis na construção, como materiais reciclados, materiais rapidamente renováveis ​​e produtos com baixo VOC (composto orgânico volátil).


Qualidade do ar interno: Utilizar materiais e produtos de construção que emitam baixos níveis de poluentes e instalar sistemas melhora a qualidade do ar no interior dos ambientes.


Escolha adequada do local para construir: Escolher um local próximo a transporte público, serviços e comodidades e projetar o edifício para minimizar o impacto no seu entorno.



No geral, a tendência Green Building tem crescido rapidamente nos últimos anos e espera-se que continue a crescer nos próximos, à medida que mais e mais pessoas se conscientizem dos benefícios da construção sustentável.


Além de governos e empresas, e organizações em todo o mundo também adotaram práticas sustentáveis na construção, o Green Building passou a ser uma opção para muitas pessoas que têm um pensamento ambiental. Desta forma, é crescente o número de casas e edifícios que estão sendo reformados e adaptados para serem mais eficientes em termos de conforto e energia utilizando recursos e estratégias ecologicamente corretas.


A Skandi é uma empresa que adota em seus projetos todos os conceitos e estratégias de Green Building, para que o seu projeto possua um alto padrão de desempenho energetico e em conforto ambiental, além de considerar todos os aspectos de sustentabilidade ambiental, tão importantes para a manutenção do nosso planeta.


Para saber mais, consulte aqui os nossos serviços.


Comentários


ícone do WhatsApp
bottom of page